Popular tips

Qual o melhor vaso para Cattleya?

Qual o melhor vaso para Cattleya?

O tipo de vaso mais indicado para cattleyas depende do gosto do cultivador e também da variedade. Para linhas de produção e cultivo doméstico, o uso mais comum é em vasos de plástico. Já os colecionadores preferem os vasos de barro. Os vasos podem ser de barro, de cimento, com boca maior ou menor.

Pode plantar orquídea em vaso de barro?

Segundo a especialista, o vaso de barro é o mais recomendado para plantar mudas de orquídeas porque “transpira” e isso faz com que a água não fique retida, mas é possível optar pelos modelos de plástico, que têm custo mais baixo.

Como regar orquídeas em vaso de barro?

De modo geral, a melhor maneira de saber a quantidade certa de água que a sua orquídea precisa é fazendo o famoso teste do dedinho. Afunde o dedo cerca de 2 cm abaixo do substrato. Se sair sair úmido, não precisa regar. Mas se sair seco, regue moderadamente.

Qual o substrato para orquídea Cattleya?

A cattleya é uma orquídea que precisa de substrato que forneça um bom arejamento em suas raízes e também a deixe fixa no vaso. Por isso, os substratos recomendados para essa orquídea são: Cubos de coco. Brita.

Qual o melhor vaso para orquídea Phalaenopsis?

– Os vasos de plástico transparente são ótimos pois pode-se visualizar as raízes da orquídea e suas cores, que indicam as condições da rega. Indicados: Phalaenopsis: gosta de umidade e faz fotossíntese pelas raízes. Se seu clima é muito chuvoso e úmido, faça furos em toda a lateral do vaso para facilitar a secagem.

O que colocar no vaso para plantar orquídeas?

Confira como cuidar de orquídea para a sua planta crescer e florescer de forma bonita e vistosa:

  1. Coloque cascalhos no fundo do vaso para facilitar a drenagem da água;
  2. Não deixe a planta ultrapassar o limite do vaso.
  3. Complete o vaso com nó de pinho ou placa de madeira;

Qual tipo de terra para plantar orquídeas?

Dessa forma, para as epífitas, o substrato ideal é aquele poroso, composto de casca de pinus, carvão picado, fibra de coco, isopor, esfagno, etc., para as terrestres, terra vegetal, turfa, areia, composto orgânico e para as rupícolas, material poroso misturado à pedriscos.

Quantas vezes por semana devo molhar a orquídea?

Se uma orquídea está plantada em substrato com pó, a rega pode ser semanal, mas, se estiver plantada em piaçaba ou casca de madeira, a rega deve ser diária.

Qual a origem da Cattleya?

Brasileira, essa espécie foi descoberta por George Gardner, em 1839, vegetando nos galhos de árvores à margem de um riacho afluente do Rio São Francisco, em Minas Gerais.

Quando replantar Cattleya?

A fase perfeita para a planta ser trocada de vaso é a de crescimento, ou seja, quando a orquídea voltou a emitir novas raízes e brotos, depois de passar pelo período de descanso (dormência).

Qual o melhor jarro para orquídea?

De acordo com a nossa experiência, o melhor vaso para cultivar orquídeas é o de barro. Vasos deste material possuem micro furos que ajudam muito na drenagem da água que você rega a orquídea. Isso é muito bom para evitar que a água fique acumulada no substrato do interior do vaso.

Qual a temperatura ideal para as orquídeas Cattleya?

As orquídeas cattleya, são orquídeas que preferem temperaturas mais altas, mas nunca exageradas. Sendo que o ideal é: Durante a noite de 13ºC a 16ºC. Sendo recomendado 6 horas de sol por dia. Elas podem tolerar temperaturas até 35ºC, mas isso não é recomendado.

Como adubar a orquídea?

Para adubar a sua orquídea, borrife suas raízes ou seu substrato com o fertilizante a cada 2 semanas, tomando cuidado para que não pegue nas folhas ou nas flores. O melhor horário para se adubar é logo no início da manhã, pois o sol ainda está fraco e não tem perigo de queimar sua planta.

Quais são os adubos recomendados para Cattleya?

Os adubos são nomeados com NPK e na frente a formulação de quanto de cada nutriente ele tem. Por exemplo, um adubo NPK 10 30 20, tem mais fósforo e menos nitrogênio. Para o cultivo de sua cattleya, existem dois adubos que são mais recomendados, o NPK 20 20 20 e o NPK 30 10 10.

Qual a temperatura ideal para a orquídea?

Elas podem tolerar temperaturas até 35ºC, mas isso não é recomendado. Nesses casos a umidade deve estar alta para que não cause danos a ela. Para que se estimule a floração, é necessário uma diferença de 8ºC a 11ºC do dia para noite. E caso isso não ocorra, pode atrapalhar o florescimento de sua orquídea.